Os Dias

 

Hoje tem Os Dias (Chiado Books, 2021), do Otávio Duarte: A obra poética, o nome indica, tem como assunto principal o cotidiano, observado no instante em que ele acontece e também após os fatos, com a perspectiva da passagem do tempo.

Nenhum poema tem título, e o da página 39 é uma celebração e ao mesmo tempo espanto sobre o movimento contínuo da vida: "o agora é o imenso agora/ o que se foi é recordação e teoria/ o que virá não existe ainda e será outra coisa".

No desfecho, a voz poética completa: "o que foi o seu agora/ é o meu agora/ e não será mais/ daqui a pouco".

A questão também está em outros poemas – talvez, constatação do poeta sobre a irreversibilidade da travessia e, na página 42, três versos indicam que, mais que impossível, é inútil negar a marcha dos segundos: "o tempo não existe/ digo ao espelho// ele me mostra a entropia".

O humor, que dá o tom do breve poema citado no parágrafo anterior, perpassa quase todos os textos reunidos em Os Dias.

Referências do poeta estão distribuídas em versos, neste caso, para causar musicalidade e surpreender os leitores (como os fatos de cada novo dia podem nos fazer duvidar da lógica e de causas e efeitos).

Cito, ao acaso, alguns exemplos, todos funcionais em cada poema, como um fragmento da página 14: "eu chat baker/ você os pretenders". Ou o arremate do texto que está na página 33: "agora não acho mais/ o jazz que estava em tudo". E, ainda, uma estrofe da página 15: "se fosse monet/ gostaria de um lugar com rio/ plantas, árvores e céu aberto".

Também aparecem referências a amigos do paranaense de Campo Mourão radicado em Curitiba, autor de romances e coletâneas de contos. Na página 24, o poema menciona que entre uma igreja e uma sinagoga, atualmente unidade da polícia militar, há árvores, mas são citações de sobrenomes de interlocutores do poeta: "entre a catedral e a sinagoga/ pereiras, teixeiras, oliveiras". Mesmo se o leitor não percebe esses easter eggs, o efeito das palavras funciona, o que se repete em outros poemas deste admirável Os Dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba