Curitiba de Graça destaca a décima quarta edição de "Às vezes, aos domingos"

 

O Curitiba de Graça destaca a décima quarta edição de "Às vezes, aos domingos", confira:

Antonio Cescatto e Marco Aurélio Cremasco são os convidados da décima quarta edição de “Às vezes, aos domingos”, bate-papo virtual que acontecerá no dia 20 de junho, a partir das 17h, no Instagram @antoniocescatto.

 

Durante o encontro, os autores irão se entrevistar e ler textos autorais, mas com um detalhe: eles não se conhecem. “Não vejo problema em participar de uma live com um escritor que, pessoalmente, ainda não tive contato”, diz Cescatto, que acaba de receber livros de Cremasco, para quem também enviou as obras que publicou: o romance “O mundo não é redondo” (Travessa dos Editores, 2010), as novelas “Preponderância do pequeno” (Kafka, 2011), “Cloaca” (Kafka, 2012), e a coletânea de poemas “O livro das coisas menores” (7Letras, 2018).

 

Marco Aurélio Cremasco também diz não encontrar empecilhos em dialogar com alguém que, até então, para ele, era desconhecido. “A expectativa é a de conhecer alguém que se dedica à literatura em todos os seus matizes”, afirma Cremasco, que acaba de publicar o livro de contos A solidão dos anjos (Confraria do Vento).

 

Segundo os curadores do “Às vezes, aos domingos”, Marcio Renato dos Santos e Guido Viaro, o projeto, além de dar visibilidade para autores paranaenses, também tem a finalidade de criar pontes e aproximar vozes literárias que ainda não se conhecem, mas que, por meio de suas obras, estabelecem diálogos e conexões.

 

Caminhos de criadores

Paranaense de Guaraci, situada na região de Londrina, no norte do estado, Marco Aurélio Cremasco vive desde 1986 em Campinas. Engenheiro químico, é professor na Faculdade de Engenharia Química na Unicamp, onde também atua como assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

Publicou quatro livros relacionados à química, o mais recente é “Difusão mássica” (Blucher, 2019). Mas, também é autor de seis obras poéticas, entre as quais “As coisas de João Flores” (Editora Patuá, 2014) e “Bilros” (Editora Patuá, 2020). Com “Santo Reis da Luz Divina” (Record, 2004) conquistou o Prêmio Sesc de Literatura.   Cremasco também é autor da longa narrativa “Guayrá” (Confraria do Vento, 2017) e transitou pelo contos em duas coletâneas e na crônica com “Onde se amarra a terra vermelha” (Nave, 2018).

 

Já o curitibano Antonio Cescatto formou-se em Medicina pela PUCPR, mas dedicou-se à publicidade. Em 1985, procurou Ernani Buchmann, escritor e na época publicitário, na agência Exclam em busca de um emprego. Buchmann abriu as portas e Cescatto trabalhou por dois anos na Exclam, depois passou temporadas como redator publicitário na OpusMúltipla e na Master até que, em 1996, entrou na Heads, onde atuou como diretor de criação durante 24 anos – saiu da empresa no final de 2019. Em seguida, em meio à pandemia, Cescatto fundou, em parceria com o amigo Kike Borell, a agência OAK.

 

Palco virtual para a prosa e a poesia do Paraná

Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Andréia Carvalho Gavita, Carlos Machado, Etel Frota, Luiz Felipe Leprevost, Jonatan Silva, João Lucas Dusi, Jô Bibas, Alvaro Posselt, Francine Cruz, Otto Leopoldo Winck, Alexandre Gaioto, Eliege Pepler, Fabiano Vianna, Marianna Camargo, Fábio Campana, Ernani Buchmann e Roberto Nicolato são alguns dos autores que já participaram de “Às vezes, aos domingos”.

 

A iniciativa tem o apoio da Soma de Ideias, Tulipas Negras e Coalhada Artesanal Preciosa.  Mais informações no Instagram @somadeideias e em tulipasnegraseditora.blogspot.com.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba