Sob a pressão do zeitgeist

 

2021 é um ano sabático para Salma Ferraz. Professora aposentada da UFSC, ela vive em Urubici, na região serrana de Santa Catarina. A paranaense de Ibaiti decidiu, inclusive, não escrever absolutamente nada neste ano. Para o blog Tulipas Negras, ela explica o motivo. "Antes até dessa pandemia, fiquei com vontade de me retirar um pouco. Ando muito desanimada com o ser humano. Por isso, estou me permitindo esse tempo. Tenho medo de escrever e ficar muito pesado", afirma Salma, autora de 30 títulos, 6 de ficção – os demais são de crítica literária.

 

Salma conta que cansou da violência, dos crimes e, como não poderia deixar de ser, da política brasileira. "O ser humano é um projeto que não deu certo", afirma a intelectual que se considera otimista, apesar da situação no Brasil e no mundo. Ano que vem, se a população estiver vacinada, ela pretende realizar a segunda edição da Flineve (Festa Literária das Neves), que teve a sua primeira edição, em 2016, em Urubici. Também deve retomar a escrita literária e outras atividades.

 

Em 30 de maio, a partir das 17 horas, Salma e Daiana Pasquim participam da décima terceira edição de "Às vezes, aos domingos" no Instagram @daianapasquim. A paranaense radicada em Santa Catarina possivelmente vai falar sobre esse seu desescanto com o zeitgeist, entre outras questões urgentes. Se puder, participe. E, se quiser, divulgue esse evento.

 

Palco virtual para a prosa e a poesia do Paraná

 

Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Andréia Carvalho Gavita, Carlos Machado, Etel Frota, Luiz Felipe Leprevost, Jonatan Silva, João Lucas Dusi, Jô Bibas, Alvaro Posselt, Francine Cruz, Otto Leopoldo Winck, Alexandre Gaioto, Eliege Pepler, Fabiano Vianna, Marianna Camargo, Fábio Campana, Ernani Buchmann e Roberto Nicolato são alguns dos autores que participaram de "Às vezes, aos domingos", projeto que idealizei em parceria com o Guido Viaro - também faço a assessoria de comunicação da proposta.     

 

Soma de Ideias, Tulipas Negras e Coalhada Artesanal Preciosa são as empresas apoiadoras da iniciativa que tem a finalidade de promover palco virtual para autores paranaenses durante a pandemia.

 

Mais informações no Instagram @somadeideias e em tulipasnegraseditora.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba