Onde nem quando

 

Joana sai do hotel, um, dois, três passos na calçada e a certeza: está na praia. Setenta, sessenta, talvez cinquenta passos a separam do oceano. Não realiza o ritual desde fevereiro de 2020, com mais precisão, desde 26 de fevereiro, Carnaval daquele ano, antes do início da pandemia. Hoje, tantos (quantos?) meses, mais de um ano depois, ela e quase todos podem experimentar quase tudo o que anteriormente era possível.

 

Os pés na areia, as sandálias em uma das mãos, a brisa toca o corpo de Joana e, se alguém observar, não é difícil ver, há lágrimas no rosto da mulher que veste biquíni escondido atrás de saia e camiseta – dentro da bolsa tem carteira, filtro solar, comprimidos, máscara e um objeto enrolado em uma toalha.

 

O mar.

 

Joana tem lágrimas no rosto e os dois olhos no horizonte azul das águas que, lá, em um ponto distante, parece, para ela, que se encontram com o céu, este de um azul mais claro, mas quase da mesma tonalidade que a cor do oceano neste momento – passaram poucos, nem dez minutos das dez horas da manhã.

 

Joana olha o morro, o da direita, depois o outro, à esquerda, e volta a contemplar o oceano, mar aparentemente calmo.

 

De fato, ela deseja nadar, atividade (entre tantas) suspensa durante a pausa que parecia sem fim, dias, noites, insônia, semanas, queda de cabelo, tantos meses, sanidade questionada, choro e silêncio.

 

Talvez antes das sete horas, Joana calcula, dezenas de funcionários da equipe de limpeza deixaram a areia pronta para receber restos do consumo dos turistas. Apesar de que, como alguns estão repetindo, a partir de agora – depois da provação – pode ser que as atitudes venham a ser outras, mas Joana não sabe como ela e os demais vão se comportar nesta temporada.

 

Antes do mergulho Joana veste a máscara, sandálias nos pés, bolsa no ombro esquerdo, e segue pelo calçadão beira-mar. Não tem ambulante nem quiosque e há outras ausências, muitas: o coronavírus tirou de cena uma geração, jornais impressos, revistas, alguns atravessadores, tantos empreendimentos – o futuro de Joana com Paulo, por exemplo, foi cancelado.

 

“Somos melhores depois da COVID-19”.

 

Joana lê a frase em um outdoor e quase sorri. Paulo a enganou não apenas com Letícia, Beatriz, Daniela e Nina. Desviou dinheiro da conta, levou CDs, vinhos, um triturador de papel, aquele laptop e, o que Joana não aceita, ele furtou o fim da sua juventude.

 

– O dia promete.

 

Joana escuta uma mulher falar para um homem, possível amante, que o dia traz possibilidades, e ela, Joana, sorri.

 

Agora, diz para si mesma, estou quase lá, próxima, acrescenta, controlando a respiração, mais acelerada do que o normal – ela tem prática em diminuir a tensão respirando de um jeito talvez peculiar, técnica que aprendeu em um curso durante viagem ao Oriente.

 

Joana entra na loja, tira a pistola da bolsa e diz:

 

– Vem comigo, Paulo. Você vai viajar.

 

Meu conto inédito publicado em 18 de agosto de 2020 na Revista Ideias, com ilustração do Vitor Mann.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba