Dia 6 de maio de 2014 na Livrarias Curitiba

Curitiba traduzida em verbetes
Editora baiana Casarão do Verbo lança o Dicionário Amoroso de Curitiba no dia 6 de maio na Livrarias Curitiba do Shopping Estação com a presença do autor, do ilustrador e do editor

No dia 6 de maio (terça-feira), a partir das 19 horas, acontece o lançamento do Dicionário Amoroso de Curitiba na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Inicialmente, haverá bate-papo com a presença do autor do livro, Marcio Renato dos Santos, do ilustrador, OsvalterUrbinati, e do editor da Casarão do Verbo, Rosel Soares. Após a conversa com o público terá início a sessão de autógrafos. A entrada é franca.
         
Este livro sobre Curitiba faz parte de um projeto, idealizado pela editora Casarão do Verbo, e contempla as 12 capitais que receberão jogos da Copa do Mundo em 2014. O editor Rosel Soares decidiu empreender a proposta após ler o Dicionário Amoroso da França, de Denis Tillinac. “A ideia é que cada autor traduza, da melhor maneira que conseguir, a cidade onde vive. E isso por meio de verbetes, que podem ser contos, crônicas ou até mesmo poemas em prosa, misturando dados reais, ficções e memórias”, afirma Soares, explicando o que o leitor vai encontrar em cada um dos dicionários amorosos.

O Dicionário Amoroso de Curitiba exemplifica o projeto. “Não é um guia tradicional da cidade. Mais que tudo, é literatura”, comenta Soares. No livro escrito por Marcio Renato dos Santos há verbetes sobre autofagia, chuva, timidez, umidade, pinhão, entre outros assuntos conhecidos pelos habitantes de Curitiba.

“Também contemplei escritores nos verbetes. Jamil Snege, Fábio Campana, Roberto Gomes, Guido Viaro, Dalton Trevisan e Valêncio Xavier, entre outros, aparecem nesse dicionário, que inclui observações, minhas, a respeito de cicloativismo, Atletiba, banda Blindagem, Santa Felicidade, Karol Conká e também sobre os imitadores do poeta Paulo Leminski. Ou seja, é um livro sobre a cidade a partir do meu imaginário”, conta Marcio, autor dos livros de contos Minda-Au (Record, 2010) e Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 2013).

Já foram lançados, pelo projeto, os livros sobre Porto Alegre (texto de Altair Martins), Recife (por Urariano Mota) e Salvador (de autoria de João Filho). Ignácio de Loyola Brandão escreve o Dicionário Amoroso de São Paulo e Alvaro Costa e Silva, o Marechal, prepara o livro a respeito do Rio de Janeiro.

Serviço: Lançamento do Dicionário Amoroso de Curitiba, de Marcio Renato dos Santos, com ilustrações de OsvalterUrbinati. Dia 6 de maio (terça-feira), a partir das 19 horas. Local: Livrarias Curitiba – Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba-PR). Bate-papo com Marcio Renato dos Santos, Osvalter Urbinati e Rosel Soares, editor da Casarão do Verbo. Em seguida, autógrafos. Preço do livro: R$ 30. 144 páginas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba