Celebração do conto no Museu Guido Viaro


         O escritor pernambucano Alexandre Furtado e o curitibano Marcio Renato dos Santos participam do evento “Experiências do Brasil”, bate-papo a respeito do conto no dia 16 de julho, a partir das 16 horas, no Museu Guido Viaro, em Curitiba. Ambos são contistas e, após o debate, Furtado autografa Os mortos não comem açúcar (Confraria do Vento, 2016) e Santos vai assinar Finalmente hoje (Tulipas Negras, 2016). A entrada é franca.

         O diretor do Museu Guido Viaro, escritor e neto do pintor homônimo, diz que, apesar do pouco apelo comercial, o conto é um dos gêneros mais representativos da literatura brasileira. “É importante colocar o conto no centro do debate, até pelo fato de o país ter inúmeros contistas de qualidade”, diz Viaro, referindo-se, entre outros, a Dalton Trevisan, que recebeu homenagem no espaço com uma sala, onde estão expostos livros e outros objetos como jornais e revistas que mostram a relevância do “Vampiro de Curitiba”.


         O encontro tem o nome de “Experiências do Brasil” por reunir dois autores de regiões distintas. “Cada um vai falar sobre o seu processo de criação, os seus temas, obsessões e quais as semelhanças e diferenças entre seus imaginários e se há influência do lugar onde vivem em suas obras”, comenta Viaro, referindo-se, respectivamente, a Alexandre Furtado e Marcio Renato dos Santos. Furtado, 46 anos, é recifense e professor na Universidade de Pernambuco (UPE). Autor de um livro de poemas, De ruas e Inti-nerários (Cepe, 2010), o escritor, em sua estreia no conto, recriou literariamente o Recife da década de 1970 em 14 narrativas breves que, em conjunto, também funcionam como uma longa e fluente narrativa.
         Já o curitibano Marcio Renato dos Santos, 42 anos, apresenta em Finalmente hoje, o seu quinto livro de contos, também 14 narrativas, nas quais o aspecto comum é o impacto do tempo, seja o passado deflagrado a partir de alguma sensação do presente ou um ziguezague do presente ao futuro, e vice-versa. Jornalista e mestre em estudos literários pela UFPR, Santos dedica-se exclusivamente ao conto e já autografou alguns de livros anteriores, como Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 2013), 2,99 (Tulipas Negras, 2014) e Mais laiquis (Tulipas Negras, 2015), no Museu Guido Viaro.
         “Será uma satisfação conversar sobre o conto em Curitiba, no Museu Guido Viaro, um dos espaços mais interessantes da cidade”, diz Furtado. “É uma ótima iniciativa colocar o conto em debate e dialogar com um autor tão expressivo como o Alexandre Furtado”, comenta Santos. “Será uma celebração do conto”, acrescenta Viaro.

Serviço: “Experiências do Brasil”, debate sobre o conto, com Alexandre Furtado e Marcio Renato dos Santos
Dia 16 de julho, sábado, a partir das 16 horas
Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1.348)
Lançamento dos livros Os mortos não comem açúcar, de Alexandre Furtado (R$ 48,00)
e de Finalmente hoje, de Marcio Renato dos Santos (R$ 29,90)
Entrada franca
Mais informações (41) 3018-6194



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba

Willy Schumann lê Cápsulas, Bifurcações e Overdrive