Jandique de Araújo resenha Mais laiquis


Após uma primeira leitura, o que chama atenção em “Mais Laiquis”, livro de contos de Marcio Renato dos Santos, é o tema escolhido pelo autor.
Todos os textos da obra literária tratam do sucesso. Ou melhor, do fracasso. O escritor apresenta personagens que tentam, mas não atingem os objetivos almejados.
Sem soltar “spoiler” (ou seja, sem resumir enredo) comento, brevemente, 3 contos de “Mais Laiquis”. Em um deles, há um cantor de uma banda punk que sempre recebeu cachê de uma entidade e pretende se aposentar – mas o sujeito naufraga em sua missão. Em outro texto do livro, a amante de um bem-sucedido empreendedor não consegue postar as fotos do encontro amoroso. Há ainda, em um terceiro conto, um sujeito que recebe o convite para publicar um texto inédito de ficção no jornal mais importante do país; mas, apesar de ser conhecido como escritor, ele não escreve nem uma frase – trata-se, apenas, de uma personalidade do meio literário.
O contista curitibano, levando em consideração os contos mencionados no parágrafo anterior, apresenta aos leitores problematizações a respeito de desvios de rota. Os personagens elaboram planos, mas não os realizam. E isso diz respeito a ações ambiciosas e mesmo projetos minúsculos – eventos comezinhos.
Atualmente, todos, absolutamente todos vivemos em busca de visibilidade.
Postar uma foto no Instagram ou no Facebook é um caminho para tentar aparecer e/ou receber aprovação. Eu, você, o seu vizinho, a sua esposa, o seu amante, o seu amigo, o seu inimigo, todos, ao postarmos uma foto no Face, estamos tentando aparecer, chamar a atenção, não estamos?
Mas nem todos conseguem aparecer, por meio de uma postagem, nem todos conseguem obter “likes” – imagine, então, se o objetivo fosse uma ação mais ambiciosa?
Só pelo fato de o autor entender esse mecanismo contemporâneo e transformá-lo em ficção, “Mais Laiquis” já vale a leitura. Mas tem ainda o texto, enxuto e ágil, bem mais resolvido, e maduro, do que o escritor apresentou anteriormente em “Minda-Au” (Record, 2010), “Golegolegolegolegah!” (Travessa dos Editores, 2013) e “2,99” (Tulipas Negras, 2014). Marcio Renato dos Santos apurou a linguagem e, acima de tudo, a sua visão de mundo, que inclui humor e ironia, está traduzida em textos literários, de fato, irreverentes (e irresistíveis).
O livro ainda se destaca pela capa, onde tem um desenho de Allan Sieber – que publica tirinhas de humor na “Folha de S.Paulo”. Vemos um macaco dando “likes” e a imagem parece que está no Instagram: ou seja, a capa do livro simula uma postagem em rede social – o que, é preciso afirmar, trata-se de uma ideia, no mínimo, brilhante. O projeto gráfico é de Clarissa Menini.
SERVIÇO
“Mais Laiquis”, livro de contos de Marcio Renato dos Santos.
Publicada pela Tulipas Negras, a obra tem 80 páginas, custa R$ 40 e o ISBN é o 978-85-917171-1-8. Lançamento dia 8 de abril, quarta-feira, a partir das 18h25, no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1.348, Curitiba – Paraná). Mais informações: www.facebook.com/TulipasNegrasEditora.

Conteúdo publicado originalmente no jornal Indústria&Comérciohttp://tinyurl.com/k669p8c

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba