Guido Viaro lê Golegolegolegolegah!

O escritor Guido Viaro (desenhado por Simon Taylor) leu Golegolegolegolegah!, o meu segundo livro de contos, e escreveu a seguinte resenha:

"Os personagens estão perdidos, vagam entre cidades e profissões, são como parafusos cujas roscas são de tamanho maior. Há inconstância naquelas vidas. Mas não é só isso, elas são frágeis folhas na árvore social, muitas delas, todos os dias são arrancadas por brisas. Mas os personagens são persistentes, superam dificuldades, para descobrirem outras maiores e finalmente encontrarem o desânimo a que todos têm direito. 

O livro conta a história de toda a humanidade, pois as histórias se repetem, e quem consegue escrever sobre essa repetição, normalmente tem seu nome repetido pelos séculos afora. 

No último conto, a morte chega através de um acidente de carro. Mas as coisas não mudam tanto assim, a confusão e o atabalhoamento dos recém mortos, é parecido com o ímpeto infanto-juvenil daqueles que acreditam que a bicicleta realmente melhorará o mundo. Parece que nossos problemas têm origem distante e vão sendo geneticamente transmitidos através das novas gerações. 

Encontrei todas essas ideias no livro. 

Teve outras que só consegui ver de relance, por incapacidade minha, mas elas estavam lá, amarrando os contos e construindo o livro, que depois, quando estiver em nossas mãos, vai nos contaminar de humanidade, fraquezas, e até de uma dose de heroísmo que mesmo o mais medíocre dos homens possui.

Esse livro que balbucia um inefável nome, fala do sonho e da frustração, depois atravessa épocas, que parecem ser sempre a mesma, mostra o homem, um eterno perdedor, um fracassado atávico, que em seu caminho, elege alguns pequenos sucessos para depois destruí-los. Esse livro é ácido sulfúrico para aqueles que conseguirem segurá-lo nas mãos, mas pode ser lido também como algumas histórias bem escritas. Esse monólito literário desafia os céus com suas qualidades, embaixo dele há uma escola, o ano é 2134, e o livro é de leitura obrigatória no currículo escolar."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba