56ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Câmara Rio-Grandense do Livro me convidou para a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. No sábado, dia 13, participei de duas mesas e ainda autografei meu livro de contos, Minda-Au, no pavilhão de autógrafos, na Praça da Alfândega. No detalhe desta foto, Antonio Holfeldt, crítico literário, de teatro e ex-vice governador do Rio Grande do Sul, eu, e Luís Augusto Fischer, escritor e professor universitário. Estávamos no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural Erico Verissimo. O bate-papo, assim como a Feira, foi excelente.


Tive a oportunidade de falar para mais de 40 pessoas sobre a importância da mediação da obra de arte para o público. Sou mestre em Estudos Literários pela UFPR e escrevo resenhas de livros há 10 anos no jornal Rascunho e desde 2007 na Gazeta do Povo. Comentei sobre os impasse que é o pouco tempo entre a leitura de uma obra e a produção do texto para o jornal. Salientei que a leitura sistemática amplia o repertório e o exercício de publicar uma resenha no calor em que uma obra é veiculada se torna um desafio permanente e sedutor.


A Feira do Livro de Porto Alegre é o maior evento a céu aberto, ligado a livros e leituras, que acontece nas Américas. Há uma soma de forças para viabilizar essa maravilha. Tudo funciona bem. Desde que o convidado aterrisa no Aeroporto Salgado Filho, incluindo o receptivo, o translado, veja eu aí, relaxando, entre o Aeroporto e o Grande Hotel. Da hospedagem, em um excelente hotel, à alimentação, incluindo o astral da equipe, tudo, mas tudo mesmo é uma maravilha em Porto Alegre em meio a essa festa linda.


Veja só: Minda-Au, meu livro de contos, a minha estreia na ficção, em destaque na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Editora Record enviou exemplares, que estavam disponíveis no pavilhão de autógrafos e também nas muitas barracas, distribuídas pela Praça da Alfândega, onde multidões circulam em busca de livros e das palavras dos autores.


Um colega, da equipe da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, segura um exemplar de meu livro, Minda-Au, no sábado dia 13 de novembro de 2010.


Também participei de um outro bate-papo, a respeito de literatura e mídias, dividindo espaço com Ricardo Barberena, Lúcia Mattos e o meu amigo Carlos André Moreira, escritor e jornalista da Zero Hora. A mediação foi de Edgard Kirchof, e o enconto se deu na sala O Retrato, dentro do Centro Cultural Erico Verissimo.


No encontro a respeito de literatura e mídias, no qual estive presente, o Carlos André Moreira, escritor e jornalista da Zero Hora, brilhou muito. Palmas para ele.


Agradeço aos amigos e amigas de Porto Alegre, em especial: Jussara Rodrigues e Sandra La Porta, da Câmara Rio-Grandense do Livro, o meu muito obrigado pelo convite e pela oportunidade de estar presente neste que é um dos eventos mais interessantes do Brasil. Parabéns. Foi um prazer e uma honra poder passar dois dias aí, em meio ao celebrar a vida, o livro, as ideias e o encontro. Viva. Agradeço também a Sergio Napp e sua esposa, bem como Luciana Thomé e o seu marido, com quem tive a oportunidade de me reencontrar. No mais, Viva a Feira do Livro de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba