Às vezes, aos domingos poesia no Curitiba de Graça

 

O Curitiba de Graça publica hoje, 16 de novembro, reportagem sobre a sexta edição de "Às vezes, aos domingos", que acontece em 22 de novembro a partir das 17 horas no Instagram @alvaroposselt com Alvaro Posselt e Andréia Carvalho Gavita.

O texto tem como título "Autores paranaenses conversam sobre poesia em nova live do projeto 'Às vezes, aos domingos'".

Clique aqui para ler ou confira o conteúdo a seguir:

No dia 22 de novembro acontece a sexta edição do “Às vezes, aos domingos”, projeto mensal idealizado pelos escritores curitibanos Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos. Desta vez, os convidados são Alvaro Posselt e Andréia Carvalho Gavita, que conversarão sobre poesia, processo criativo, obras publicadas, além de ler alguns poemas seus. O bate-papo será a partir das 17h, no Instagram @alvaroposselt.

A ponta-grossense Andréia Carvalho Gavita é autora, entre outros títulos, dos livros de poemas “A cortesã do infinito transparente” (2011), “Grimório de Gavita” (214), “Panfletos de Pavônia! (2017) e “Neônia” (2019). Mediadora no Coletivo Marianas, participa da edição da revista Zunái e trabalha no Departamento de Ciências Florestais da UFPR e é graduada em Gestão Ambiental.

Já Alvaro Posselt tem nove livros publicados, transformou sua casa em um espaço cultural, a Casa Posselt, e divulga voluntariamente o haicai em oficinas nas escolas públicas. Alguns de seus haicais foram pintados em mural na Travessa da Lapa, no centro de Curitiba. Um deles ficou famoso: “Curitiba não nos poupa/ Ontem tomei sorvete/ Hoje tomo sopa”.

Visibilidade para literatura e poesia

Um dos idealizadores do projeto, o escritor Guido Viaro lembra que, como o escritor russo Tolstói disse, para ser universal devemos cantar a nossa aldeia. “E o projeto ‘Às vezes, aos domingos’ é uma maneira de a aldeia cantar seus poetas e prosadores”, diz.

O comentário de Viaro define a finalidade do projeto: divulgar poetas e escritores do Paraná. Em junho, ele convidou o escritor Marcio Renato dos Santos para fazer uma live, o que resultou não apenas em um encontro virtual, mas nesta proposta que, uma vez por mês, viabiliza o encontro de dois autores paranaenses. “A pandemia nos impulsionou a buscar uma alternativa para que escritores e poetas tivessem visibilidade”, comenta Santos.

“O projeto permite dar visibilidade para a atividade literária local, divulgar o trabalho e os profissionais para a comunidade local, e até mesmo nacional, transformando-se gradualmente em uma marca, que pode gerar outras ações”, afirma Claudia Lubi, publicitária e uma das sócias da Soma de Ideias, empresa apoiadora da proposta e responsável pela identidade visual de “Às vezes, aos domingos”, que também conta com a parceria da Tulipas Negras Editora.

Já participaram de “Às vezes, aos domingos” Jaqueline Conte, Jonatan Silva, Carlos Machado, Etel Frota, João Lucas Dusi, Ernani Buchmann e Jô Bibas. “Convidamos autores de obras que admiramos, e eles e elas são muito, tantos. É possível seguir com essa proposta por um longo tempo”, dizem, em coro, Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos.

Mais informações sobre o evento e as próximas atrações no Instagram @somadeideias e no blog tulipasnegraseditora.blogspot.com.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba