Ronildo Pimentel resenha Finalmente hoje

O Ronildo Pimentel escreveu uma ótima resenha sobre Finalmente hoje, o meu novo e quinto livro de contos. Conteúdo publicado no blog Boca Maldita.

– E aí, meu caro, tudo bem?
– Tudo bem, tirando a correria do dia a dia.
– Como vão seus pais? Tudo certo?
– Sim, sim. Lá em casa tudo tranquilo. E você, fazendo o quê ultimamente?
– Tocando o barco. Hoje está um dia legal, finalmente comecei a decifrar um amigo comum.
– Amigo comum? Como assim?
– O Márcio Renato, lembra dele? Jornalista e escritor, autor de vários livros. Já te apresentei.
– Será?
– Não lembra? Um dia você leu um artigo dele no jornal e até concordou com a revolta que ele expressou com os tais cicloativistas.
– Agora lembrei, o Márcio, claro, aquele dia tomando um café na padaria. Depois até o encontrei mas sabe, acho ele um cara muito esquisito, confuso.
– Como assim? Não entendi.
– Sei lá, você já analisou os títulos dos livros dele? Minda-au, Golegolegolegolegah!, 2,99, Mais laiquis… Sei lá! Isto lá é nome de livro?
Em seu mais recentemente lançamento, Finalmente hoje, Márcio Renato dos Santos coloca sua alma, seu jeito de ser, de pensar e de agir. Ou será uma falsa impressão dos personagens? Como demonstra o diálogo acima? Sua simplicidade salta parágrafo após parágrafo, em frases curtas, coesas, ou mesmo numa exclamação solta, uma mancha de tinta no branco da página.
Márcio Renato foge do burocrático mundo dos grandes intelectuais, sem deixar de transparecer um intelectual. Os personagens espelham o próprio autor, quem o conhece sabe se tratar de ser comum, assim como eu, você, sua irmã… Leitura leve, de uma pegada só, daquelas que fica impossível parar. São 14 contos inéditos, onde a percepção do tempo passa despercebida.
De repente você se sente um jovem, em idade economicamente ativa como dizem os especialistas em economia, para no próximo instante perceber que o tempo passou e agora você é um aposentado, contando com leis de prioridade para não perder tempo em filas de bancos, farmácias ou supermercados. O ciúme deixa de ser algo distante, para no instante seguinte, dissipar num passe de pensamento.
Finalmente hoje é um bom, ou melhor, o melhor começo para finalmente começar a entender Márcio Renato. A obra está disponível na rede de Livrarias Curitiba. Corre lá comprar o seu!

(*) Ronildo Pimentel é jornalista radicado em Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba