Wilame Prado resenha Mais laiquis


"Mais Laiquis", do curitibano Máarcio Renato dos Santos, destila sarcasmo em 13 contos e ataca aqueles que usam redes sociais para mostrar que existem; obra é lançada hoje
Apostando mais uma vez em contos curtos, irônicos e sarcásticos, o escritor e jornalista curitibano Marcio Renato dos Santos lança hoje, no Museu Guido Viaro, em Curitiba, o livro "Mais Laiquis" (Editora Tulipas Negras, 80 páginas, R$ 40). Não há previsão de lançamento em Maringá. Informações sobre a compra do livro podem ser encontradas na página: www.facebook.com/tulipasnegraseditora.

O tom dos 13 contos de "Mais Laiquis" é revelado já na capa: uma ilustração representando um print de um perfil no Instagram, cuja foto de um macaco com seu notebook contabiliza milhares de likes. Santos escreveu histórias, em um primeiro momento, engraçadas para ridicularizar o modo como hoje muitos encaram a vida: uma sucessão de postagens nas redes sociais na ânsia para as curtidas, os compartilhamentos e os elogios.

Todos, ao final, buscam mesmo é a visibilidade. Todos, neste universo tragicômico construído nos contos do escritor curitibano, querem mostrar as suas coisas, querem ter, não se importando com o ser. E todos, inexoravelmente, revelam em suas atitudes imbecis o quanto são equivocados, alienados, extremamente tristes.

Chamam a atenção em "Mais Laiquis" algumas histórias envolvendo bastidores de redações de jornalismo e a completa banalidade que muitas vezes representa a vida de um repórter de amenidades, de eventos culturais. Santos parece revelar uma gota de angústia e acidez pelos anos em que passou como repórter cultural. No conto "Tendência", por exemplo, um repórter (que não entende absolutamente nada do que foi escrito no release de uma exposição de arte) joga na cara do curador, durante a entrevista, o quanto o discurso dele é vazio e divagador. Aquele tipo de coisa que, se não podemos fazer no dia a dia, pelo menos podemos transportar para o mundo da ficção por meio de contos.

Com "Mais Laiquis", Santos chega à sua quarta publicação. No ano passado, o autor lançou o livro, também de contos, "2,99", também pela Tulipas Negras.
ESTANTE
MAIS LAIQUIS
Marcio Renato dos Santos
Editora: Tulipas Negras
Páginas: 80
Preço: R$ 40
Inf.: facebook.com/TulipasNegrasEditora

--

Conteúdo publicado originalmente no jornal Diário do Norte do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba