Marcio Renato dos Santos autografa Mais laiquis no Café Snege

O escritor Marcio Renato dos Santos realiza sessão de autógrafos do recém-lançado Mais laiquis no Café Snege, dia 15 de maio, a partir das 19h30. Publicado pela Tulipas Negras, o livro reúne 13 narrativas nas quais o autor problematiza, literariamente, a vaidade em situações que envolvem as redes sociais, sobretudo postagens de fotos e textos no Facebook e no Instagram. Também há contos nos quais os personagens não sabem se estão vivos, mortos ou dentro de um pesadelo. O livro custa R$ 40. A entrada é franca.
A recepção de Mais laiquis tem sido positiva. O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Aguinaldo Severino escreveu, no blog Livros que eu li, que no livro de contos de Marcio Renato dos Santos o que se narra, e apresenta, é o cotidiano de uma grande cidade, a vida que passa num sopro, o realismo áspero deste início de século, a ilusão de que quanto mais rapidamente fazemos algo mais ativos estamos, seja no trabalho, numa etapa nos estudos, num deslocamento, numa tarefa, no exercício do amor e da mundanidade, nas múltiplas interações com os outros.
“O humor dos contos é apenas aparente, camufla destinos ou comportamentos algo cruéis. O minimalismo deles lembra Raymond Carver (lembrei várias vezes de um velho filme de Robert Altman baseado nos contos de Carver, 'Short cuts'). Marcio sabe escrever bons diálogos e quando é descritivo foca no que realmente é fundamental na história. Eu, mais velho e mais pessimista que ele, chamaria esse livro de 'Os desajustados', porém Mais laiquis talvez seja irônico na medida certa para identificar o bom livro que é”, afirma Severino.
O Café Snege, onde acontece a sessão de autógrafos, funciona na capital paranaense, no bairro Mercês, num espaço chamado Vila Zanardini, idealizado por Daniel Snege e Zizi Zanardini. “A Vila Zanardini surgiu da ideia de reaproveitar tudo que é considerado lixo ou obsoleto, como o próprio terreno, situado na Rua Mamoré, Mercês, há 15 anos subutilizado, agora, além de um jardim de 1.200 metros quadrados, com bosque, horta e viveiro de plantas que podem ser adquiridas ali mesmo. O Café Snege serve café tanto na cafeteira francesa quanto no bule com pão caseiro, gastronomia de ‘comida confortável’ com cenário mutável”, explica Zizi.
“Agradeço ao Daniel, filho do Jamil, um idealizadores do espaço, pelo convite. É uma satisfação autografar Mais laiquis num Café que tem o sobrenome de meu grande amigo Jamil Snege (1939-2003), com quem aprendi muito sobre a vida e a literatura. Meu maestro soberano foi Jamil Snege”, afirma Marcio.

Serviço:

Marcio Renato dos Santos autografa o livro de contos Mais laiquis
Dia 15 de maio, a partir das 19h30
Local: Café Snege
Rua Mamoré, 188, Mercês, Curitiba — Paraná
O livro custa R$ 40

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba