Em destaque na coluna do professor Aroldo



O professor Aroldo Murá abriu a sua coluna, no jornal Indústria & Comércio, no dia 20 de novembro de 2013, noticiando a publicação de um conto meu em alemão. Eis a notícia, na íntegra:
A notícia pode provocar duas reações. Admiração e inveja. E certamente despertará sentimentos demasiadamente humanos. O escritor curitibano Marcio Renato dos Santos, de 39 anos, acaba de ser publicado na Alemanha.
Ele participa da antologia Wir Sind Bereit, lançada pela Verlag/Lettrétage em outubro durante a Feira de Frankfurt, com o conto “O segredo da bem-aventurança de Chuni Kuni” que, em alemão, ficou “Das Geheimnis der Glückseligkeit Chuni Kunis”. O texto de ficção inédito, de acordo com o que a coluna apurou, trata do conflito do personagem Chuni Kuni com o álcool.
PERDENDO A SANIDADE
“Criei essa ficção a partir do comportamento de conhecidos e mesmo desconhecidos que quase perderam a sanidade e a perspectiva profissional por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, conta Marcio. O curitibano revela de que maneira surgiu o convite para publicar na Alemanha: “Por e-mail. A pesquisadora Marlen Eckl me enviou uma mensagem, me convidando para publicar na antologia. Ela disse que conheceu a minha ficção por causa do livro Minda-Au, publicado em 2010 pela editora Record. A Marlen disse que leu e gostou do que escrevo e me convidou para a antologia, que é uma mostra da literatura brasileira contemporânea para o público alemão.”
LEITOR EXIGENTE E CRÍTICO
De fato, ser publicado na Alemanha representa muito: é um povo leitor, exigente e crítico. Mais que isso: é um novo mercado que se abre para Marcio Renato dos Santos, que publicou este ano o livro de contos “Golegolegolegolegah!”, pela Travessa dos Editores – a obra se esgotou em cinco meses. “O Fábio Campana, o meu editor de ficção no Brasil, recebeu com entusiasmo a notícia de que agora sou publicado na Alemanha”, diz o autor. Ano passado (2012), Marcio também participou de uma antologia de contos, O Livro Branco, organizada por Henrique Rodrigues e publicada pela Record – a proposta era que cada autor escrevesse um conto a partir de uma canção dos Beatles: Marcio assina “Uma jornada particular”, inspirado em “A day in the life”. Agora, publicado em alemão, Marcio Renato dos Santos, mais do que mostrar a sua obra ao mundo, leva o nome de Curitiba para o Velho Mundo e reafirma o seu talento de contista.
A coluna anuncia, em primeira mão, que o contista terá um novo livro publicado no início de 2014 pela Travessa dos Editores. Mais informações, em breve, com exclusividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba