O Livro Branco na Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo abriu espaço para os Beatles na edição de 8 de setembro de 2012. O Caderno G Ideias é todo para John, Paul, George e Ringo. Em uma das matérias, assinada por Ricardo Marques de Medeiros, o assunto são os diálogos com a banda mais relevante do planeta Terra. Há menção especial ao Livro Branco, da Record, coletânea organizada por Henrique Rodrigues, na qual 19 autores brasileiros escreveram contos a partir das canções dos Beatles. Estou no livro com o conto Uma jornada particular, que surgiu de A day in the life. O Ricardo caprichou no texto, que segue abaixo, inclusive o link está aqui:

O Livro Branco
Organização Henrique Rodrigues. Record, 160 págs., R$ 29,90.

Cinquenta anos depois da gravação de “Love Me Do” e “P.S. I Love You”, primeiro single dos Beatles, um novo revival do grupo ganha força no mercado da cultura pop. Se há pouco tempo toda a discografia oficial da banda foi remasterizada e os CDs ganharam nova roupagem, em 2012 outros trabalhos dos quatro garotos de Liverpool foram reciclados. O filme animado Yellow Submarine (1968) foi restaurado e lançado em DVD e Blu-Ray. O longa-metragem Magical Mystery Tour (1967), escrito e dirigido pelo quarteto, também foi restaurado e chegará às lojas de todo o mundo no começo do mês que vem.

Além disso, os Beatles conti­nuam influenciando e sendo reverenciados mais de 40 anos após o fim melancólico do grupo. Homenagens salpicam aqui e ali. E o mercado literário não ficou atrás. No Brasil, a editora Record decidiu apostar no apelo da nova onda beatlemaníaca e está lançando O Livro Branco. Organizado por Henrique Rodrigues, a obra reúne contos inspirados em músicas dos Beatles. Apesar da referência ao Álbum Branco (1968), os textos contidos no livro passeiam por várias fases da banda. Os 19 escritores convidados para o projeto foram desafiados a criarem algo em cima de suas canções preferidas do grupo.

Estão no livro Marcio Renato dos Santos, Carola Saavedra, Marcia Tiburi, Marcelino Freire e Zeca Camargo, entre outros. Um depoimento de Nelson Motta encerra a compilação.
“Ticket to Ride”, “Help!”, “Revolution” e “While My Guitar Gently Weeps” são algumas das músicas que inspiraram os escritores a, cada um a seu modo, mostrar a influência dos Fab Four na cultura pop mundial. Tem até diálogos imaginários entre os músicos num banheiro no Palácio de Buckingham antes de serem condecorados pela rainha Elizabeth II. Já o paranaense Marcio Renato escolheu “A Day in the Life” para criar seu “Uma Jornada Particular” e explorar suas angústias.

O lançamento de O Livro Branco em Curitiba está previsto para o dia 20 de setembro, na loja das Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775 – Rebouças), (41) 3094-5300.

Obrigado, caros Ricardo, Maria Sandra, Marleth e Juliana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba