Marcio Renato na coletânea inspirada nos Beatles



Aroldo Murá Gomes Haygert, o professor Aroldo, publicou em sua coluna, no Jornal Indústria e Comércio, comentário analítico sobre a minha participação na coletânea O Livro Branco. A foto, acima, é do Dico Kremer. O texto, que segue abaixo, é dele, o mestre Aroldo Murá, a quem agradeço pela generosidade e atenção:

A editora Record, a maior da América Latina, acaba de publicar O Livro Branco, uma coletânea na qual 19 autores brasileiros foram convidados para, individualmente, cada um escrever um conto a partir de uma canção dos Beatles. A Record investiu pesado na obra. Os convidados receberam adiantamento – algo raro no Brasil. Já foram realizados dois badalados lançamentos, um no Rio e outroem São Paulo. Entre os autores presentes, estão Marcelino Freire, André Sant’Anna, Marcia Tiburi, Zeca Camargo (apresentador do Fantástico, que debuta na ficção) e Nelson Motta (o renomado crítico e produtor musical, que assina o posfácio).

Um autor curitibano também participa do projeto. Trata-se de Marcio Renato dos Santos, de 38 anos, mais conhecido pela sua atuação no jornalismo (com passagens pela Travessa dos Editores e Gazeta do Povo), mas também uma voz que se firma, e se afirma, na literatura. Ele estreou na ficção em 2010 com Minda-Au, livro de contos publicado pela Record – e recebeu resenhas, acenos e afagos de críticos dos jornais Estado de Minas, Guia da Folha de S.Paulo e Rascunho. Agora, Marcio aparece, com destaque, neste O Livro Branco, apontado por leitores e críticos, como um dos mais importantes títulos do mercado editorial brasileiro em 2012.

Em O Livro Branco, Marcio Renato dos Santos participa com o conto Uma jornada particular — texto deflagrado a partir da canção A day in the life, a última do álbum Sgt. Pepper’s. Trata-se de um texto de ficção complexo, repleto de sutilezas. Apesar de várias referências a elementos presentes em canções dos Beatles, o texto de ficção problematiza a solidão humana. Max Bell, o protagonista e narrador, vaga, em uma cidade vazia, e não se sabe se ele está vivo, morto ou sonhando. O autor vale-se de um repertório amplo para, nas entrelinhas e linhas, discutir cinema, literatura, mercado editorial, jornalismo e a condição humana. Tudo isso em um único de texto, de pouco mais de 10 mil caracteres.

“Ler, reler, ler outras vezes este conto é, a cada contato, uma descoberta, é se permitir o acesso a novas sensações e conhecimentos — o que significa dizer que Uma jornada particular, de Marcio Renato dos Santos, presente em O Livro Branco, é um texto que merece atenção por ser instigante e proporcionar prazer estético, para nada dizer da ousadia de linguagem”, afirma Ronaldo Barros, bibliófilo, crítico e amigo da coluna.

No dia 20 de setembro, uma quinta-feira, acontecerá o lançamento de O Livro Branco em Curitiba, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Desde já, um evento imperdível. Henrique Rodrigues, o organizador da antologia, e também autor, e Marcio Renato dos Santos vão conversar entre si e com o público, além de autografar a obra, tida como referência e leitura obrigatória. Matheus Duarte e banda Match tocarão canções dos Beatles e repertório autoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba

Willy Schumann lê Cápsulas, Bifurcações e Overdrive