Travessa dos Editores publica livro poesia de Wellington Bujokas


A Travessa dos Editores publica o primeiro livro de poesia de Wellington Bujokas. Trata-se de Estudos. O lançamento acontece dia 7 de agosto no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

Estudos é formado por três poemas e resulta do esforço de aprendizado sobre como criar e organizar um mundo caótico. Na opinião do autor, seus três poemas "são uma tentativa de manejar estruturas com as quais me complicava e de tratar assuntos que eu não me julgava apto a tratar; e mais do que isso, fundir tudo numa coisa só que procurasse razão de existir”. Essa busca pelo existente sem limites metodológicos ou doutrinários, mas apenas aqueles que o autor, desconfiado de si mesmo, se impõe, revela a posição única de liberdade do poeta em seu desafio de ler o mundo. Talvez por isso o professor da UFPR João Arthur Pugsley Grahl observe que "como os poetas continuam na frente de filósofos, cientistas, políticos e religiosos no quesito de como interpretar o mundo".

O primeiro estudo busca constância, estabilidade, com economia de meios – por isso, é o mais longo. É um ensaio sobre um estado de quase transe, em que concatenações imagéticas e sonoras se desenvolvem sem sentido preciso, como um “cluster” de sensações desconexas. O poema em si tem um ritmo monótono, mas o autor destaca que o imaginou acelerado, como uma Salve Rainha à maneira rezada por beatas na igreja.

Essa tendência a extrapolar o fôlego, característica que o autor encontrou na mesma época em vários dos sobre-humanos poemas de Marianne Moore, parece reforçar a sensação de transe e acabou sendo de grande importância para a concepção do segundo estudo.

Por último, no terceiro estudo, Bujokas não buscou expressar algo por meio dele, mas trazer uma forma-expressão, em que o poema não exatamente dissesse algo, mas exalasse sensações, expressões. “Evidentemente, não levei essa obsessão pela pureza abstrata tão longe, até porque ela se tornaria produto didático, longe do interesse sujo e cinzento que eu tinha”, completa.

Perfil

Nascido em Itararé, no interior de São Paulo, em 9 de dezembro de 1982, Wellington Bujokas é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPR, mas nunca se rendeu aos ofícios da profissão. Desde 2009 segue a carreira diplomática e hoje trabalha na Embaixada do Brasil em Astana, no Cazaquistão.

Serviço
Lançamento de Estudos, por Wellington Bujokas
Data: 07 de agosto de 2012
Local: Museu Guido Viaro
- Rua XV de Novembro, 1348 (esquina com General Carneiro)
Horário: 20h
Estacionamento grátis ao lado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba