Deu na coluna do Aroldo Murá: Minda-au na APL

Deu na coluna do Aroldo Murá:

A disputa pela cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras (APL) movimenta o meio cultural. Há quem diga que, nos bastidores, o embate até lembra uma disputa política, o que, de fato, é. Dois nomes já estão no páreo: Etel Frota e Marcio Renato dos Santos. Leitores e leitoras da coluna devem deduzir, de antemão, para qual dos dois iria o meu voto, se eu votasse.

AMIZADE EXPLICA

Basta mencionar que Marcio Renato dos Santos, além de amigo, assina a apresentação de meu livro mais recente. Ano passado, ele fez um discurso na cerimônia de lançamento de outro volume desta coleção que venho publicando. Somos amigos e essa amizade foi construída sobretudo devido a afinidades intelectuais.
Mas tenho grande apreço pela obra de Etel Frota, igualmente.

A OPINIÃO QUE REPERCUTE

Marcio Renato dos Santos, 43 anos, é um jornalista com atuação intensa na mídia local. Já trabalhou na Travessa dos Editores, onde atuou na revista Ideias desde a sua primeira edição. Depois, esteve na Gazeta do Povo, onde escreveu sobre política, cotidiano e cultura. Atualmente, produz reportagens para o jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná.

SEIS LIVROS DE CONTOS

No entanto, o que preciso ressaltar é a trajetória literária dele. Em sete anos, já publicou seis livros de contos, um livro com verbetes sobre Curitiba e uma obra sobre a Gazeta do Povo, esta em parceria com José Carlos Fernandes. Mais que tudo, Marcio — mestre em Estudos Literários pela UFPR — é um leitor, permanente, que confere lançamentos e retorna aos clássicos.

ENTREVISTANDO ESCRITORES

Vale acrescentar que por mais de uma década ele fez resenhas de livros, publicadas no jornal Rascunho, para o qual atualmente produz entrevistas com escritores brasileiros. Poderia dizer mais, muito mais, mas este breve resumo apresenta credenciais, mais do que suficientes, para os acadêmicos o elegerem para a Cadeira 22. Será uma excelente aquisição para os quadros da instituição que se moderniza e dialoga com a sociedade nesta gestão de Ernani Buchmann.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba