Terceiro release de Finalmente hoje


O escritor Marcio Renato dos Santos lança Finalmente hoje — o seu novo, e quinto, livro de contos — dia 11 de maio na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. O evento tem início às 19h30 com um bate-papo do autor com a escritora e professora da UFPR Luci Collin. Em seguida, Marcio autografa a obra de ficção publicada pela Tulipas Negras, que tem 96 páginas e custa R$ 29,90. A entrada é franca.
No site A Nova Crítica, Sérgio Tavares afirma que “os contos de Finalmente hoje, do curitibano Marcio Renato dos Santos, são mobilizados por uma estranha transição de tempo. A breve coletânea problematiza as relações humanas em situações temerariamente comuns, tratando do presente quase passado, do passado mais que o passado, do futuro há pouquíssimo presente e de uma zona cinzenta atemporal.”
O autor concorda com a avaliação de Tavares, e acrescenta: “A percepção de que o tempo passa cada vez mais rápido está presente na maior parte dos textos desta obra.” Marcio ainda observa que ciúme, inveja, medo, amor e morte também são temas abordados nas narrativas.

Os 14 contos inéditos são fluentes e ágeis — características necessárias para se referir ao mundo contemporâneo, em que predomina a sensação de que tudo flui em alta velocidade. Além disso, os textos literários confirmam o olhar crítico do autor a partir de um reconhecido senso de humor.
Ernani Ssó, tradutor de Dom Quixote, clássico de Miguel de Cervantes para o idioma português, assina o texto de apresentação e não economiza elogios ao escritor curitibano: “Em Finalmente hoje, temos de novo o satirista implacável, mas ao dissimular mais o seu riso, ele se torna mais eficaz. Talvez seja duro engolir a burrice e o ridículo de certos personagens, em alguns contos, só que eles são tão humanos, tão nós mesmos, que são melancólicos. Em contos como ‘Pimenteira’ ou ‘Finalmente hoje’, por exemplo, Marcio Renato dos Santos consegue um feito raro em termos de humor: ele deixa o leitor no meio do proverbial silêncio ensurdecedor.”
Marcio Renato dos Santos é autor dos livros de contos Minda-au (Record, 2010), Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 2013), 2,99 (Tulipas Negras, 2014) e Mais laiquis (Tulipas Negras, 2015). Em 2013, o escritor curitibano teve um conto traduzido para o alemão incluído na coletânea Wir sind bereit, publicada pela Verlag/Lettrétage na Alemanha, na ocasião em que o Brasil foi o país homenageado na Feira de Frankfurt. Ano passado, ele participou do 5.º Festival Nacional do Conto, em Florianópolis — o único evento do Brasil dedicado exclusivamente às breves narrativas.

SERVIÇO:
Lançamento de Finalmente hoje, livro de contos de Marcio Renato dos Santos
Dia 11 de maio, a partir das 19h30
Bate-papo do autor com a escritora e professora da UFPR Luci Collin, seguido de sessão de autógrafos
Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2,775 —
Curitiba /PR)
Editado pela Tulipas Negras, o livro tem 96 páginas e custa R$ 29,90
Mais informações:
www.facebook.com/TulipasNegrasEditora
tulipasnegraseditora.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba

Willy Schumann lê Cápsulas, Bifurcações e Overdrive