Nóia


— Quantos campeonatos passam na tevê?
– Ah, sei lá.
— Tem os estaduais, o brasileirão, a libertadores, a Copa do Brasil.
– E os jogos da Europa?
— Num sábado à noite, em janeiro, vi um jogão do campeonato argentino.
– Qual?
— Boca e River.
– Quem venceu?
— Empatou, um a um.
– Mas...
— Essa cerveja está maravilhosa, não está?
– Ótima.
— Um brinde.
– Viva.
— Ei, lembra do Richard?
– O gringo?
— É, o Richard Pants.
– O cara cheio de ideias.
— Até demais.
– Vinha com cada uma.
— Uma vez...
– Tem visto o gringo?
— Sumiu.
– Que figura.
— Uma vez ele me disse que ficar em frente da tevê ligada é igual a fazer ioga.
– O quê?
— Que ver televisão é o mesmo que fazer ioga.
– Como assim?
— O Pants dizia que diante da tevê ligada ele conseguia suspender os fluxos mentais.
– Sério?
— Não parecia ser piada.
– Então, ele não pensava em nada vendo televisão?
— Isso mesmo.
– Que figura.
— O Pants também dizia que depois de meia hora de televisão, ele estava completamente relaxado.
– Ideia zoada...
— Ele jurava que, não fosse a sessão em frente à tevê, depois do trabalho, não conseguia dormir.
– O Pants é um pagão.
— Sempre com uma tese pra tudo.
– O rei da pensata. Foi você que colocou esse apelido nele, não foi?
— Acho que sim, não lembro.
– E o que você acha da pensata?
— De que ver tevê é igual a fazer ioga?
– Sim.
— Acho uma bobagem.
– Sério?
— O Pants só fala besteira.
– Sabe que eu também acho...
— Só que ele diz as coisas com convicção.
– Concordo.
— Daí, tem gente que acredita.
– É isso aí.
— Um brinde.
– Saúde.
— Mas falávamos do quê?
– Do Pants.
— Não, antes...
– Antes?
— Era...
– Ah, lembrei.
— Do quê?
– De futebol.
— Pois é, dos campeonatos.
– Acho que todo dia passa jogo na tevê...
— Tem mesmo.
– Você...
— Eu vejo pelo menos um jogo por dia.
– Todo dia?
— Às vezes, mais de um...
– Sério?
— É que eu tenho, nem sei dizer...
– O quê?
— É um...
– Diga.
— Sei lá, acho que é um vício...
– Vício?
— Um hábito...
– Hábito?
— É.
– Não tô entendendo.
— Eu só consigo pensar vendo jogo na tevê.
– Como assim?
— Eu penso vendo futebol na televisão.
– Pensa?
— Exato.
– Mas...
— O Pants não disse que faz ioga vendo tevê?
– Mas o Pants...
— Eu penso.
– Ah...
— É o meu tempo de reflexão.
– Você pensa no quê?
— Enquanto eu vejo jogo?
– Sim.
— Em quase tudo.
– Tudo?
— Tento imaginar seis números pra acertar na Mega-Sena...
– Interessante...
— Lembro dos assuntos comentados no Facebook, rolezinho, Batman do Leblon...
– Você pensa em fatos?
— Ah, como vou te explicar, eu, eu vejo um jogo e esqueço do futebol. Enquanto os jogadores chutam a bola, penso nas coisas, tento entender o que...
– O Pants diz que interrompe o fluxo do pensamento, e você segue pensando em frente à tevê?
— Isso mesmo.
– E na Copa?
— O que é que tem a Copa?
– Nos jogos do Brasil, você também esquece o futebol e...
— Engraçado...
– O que é engraçado?
— Se eu te contar, você não acredita...
– Conte.
— Será?
– Está me deixando curioso...
— Bom, quando o Brasil joga...
– Que é que tem?
— Eu, bom, eu penso nas mulheres que tenho vontade de pegar.
– O quê?
— Isso mesmo.
– Não entendi.
— Quando a seleção brasileira entra em campo, desligo do jogo e fico pensando nas mulheres que me excitam, seja uma desconhecida que vi na rua ou mesmo a mulher de algum conhecido.
– Em todo jogo do Brasil?
— Sim.
– Que coisa.
— E quando o Brasil faz gol...
– O que é que tem?
— Daí, é como se eu...

## Conto publicado originalmente na página 60 da revista Ideias, n.º 149, março de 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba