Baixo Esplendor

 

Hoje tem Baixo Esplendor (Companhia das Letras, 2021), do Marçal Aquino: Faz tempo, já nem sei quanto, eu desejava ler uma narrativa ambientada durante a ditadura militar brasileira que problematizasse a questão indiretamente.

Poderia ser uma novela com a atmosfera daqueles anos. Mas o livro que eu sonhava ler não precisava atacar-escrachar ou recriar os agentes que provocaram aquele mal.

Eu estava em busca de uma trama em meio àquela temporada sombria, enredo que, na obra pela qual eu gostaria de viajar, fosse até mais intenso e envolvente que o contexto, apesar do contexto.

E o livro se materializou.

Trata-se de Baixo Esplendor, do Marçal Aquino.

Mais do que aquilo que é dito, o como se faz a narração é um dos pontos altos de Baixo Esplendor. Se puder, tente lembrar dos momentos de suspense elaborados por Rubem Fonseca ao narrar crimes, e de nuances da prosa do Sérgio Sant'Anna, nas memoráveis páginas em que o mestre das narrativas recriou cenas de sexo.

O novo livro do Marçal Aquino tem tudo isso e, se é possível dizer, algo mais – e o algo é a linguagem autoral do prosador que assimila o legado de grandes autores e segue por trilhas inéditas.

O enredo, para o leitor, é outra alegria: durante a década de 1970 um policial, Miguel, se infiltra em uma gangue que rouba cargas, conquista espaço e se apaixona pela irmã do líder do grupo criminoso.

Além da força da narrativa, que conduz o leitor pelas 259 páginas, Baixo Esplendor não traz apenas uma excelente aventura.

Esta experiência literária de Marçal Aquino apresenta, por meio da ação dos personagens, encadeamentos de situações que mostram, sem explicar, pelos fatos (e pela linguagem), o que pode provocar ira, desejo de vingança, vontade de aplausos e outras causas de manifestações humanas – além de descrever com habilidade incomum a luta corporal, único meio, de acordo com os mestres Bandeira e Dalton Trevisan, de duas almas se comunicarem:

"Quem já fez amor alguma vez na vida sabe que existem situações em que as mãos, e o restante do corpo (cada poro, na verdade), falam melhor do que a boca, que, assim, fica livre para outras finalidades. Se atracaram no corredor com algo de fome e desespero e se buscaram com fúria".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba