Vigésima sexta edição de “Às vezes, aos domingos” traz Maureen Miranda e Marco Aurélio de Souza

 

Maureen Miranda e Marco Aurélio de Souza são os convidados da 26.ª edição do projeto mensal online “Às vezes, aos domingos”. Sem mediador(a), eles vão se entrevistar e ler fragmentos de narrativas e poemas. 

O encontro acontece em 26 de junho, a partir das 17 horas, no canal do YouTube Às vezes, aos domingos.

Ambos têm novidades editoriais. 

A editora paulista Rua do Sabão acaba de publicar Cidade Velha, livro de contos de Maureen Miranda. Já Marco Aurélio de Souza anuncia o seu próximo livro de poemas, Escória, a ser lançado, em breve, pelo selo Lambrequim.



Durante a live eles devem comentar detalhes a respeito dessas obras, além de questões de seus percursos, igualmente interessantíssimos.

Paranaense de Pato Branco, Maureen Miranda (foto acima) é mais conhecida como atriz: faz teatro há três décadas – aos 18 ela se profissionalizou. Integrou a Companhia Brasileira de Teatro e a partir de 1995 fez parte da Sutil Companhia de Teatro, que encerrou as atividades em 2014. Ao todo, atuou em 32 peças, quatro novelas da Rede Globo e em três longas, entre os quais Hebe, o filme e Jesus Kid.

Maureen escreve há 30 anos. “Comecei a escrever quando tinha 15 anos, tenho o caderno até hoje. Escrevi poemas e um diário, mas nada que achasse bom. Então, passei a escolher trechos de livros que lia e transcrevê-los nesse meu caderno”, conta a artista que divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Curitiba.

Marco Aurélio de Souza (foto acima) nasceu em 1989 na cidade de Rio Negro (PR), e vive em Ponta Grossa há mais de uma década. É autor dos livros Ilusão (poemas, 2021), Desarranjo (2020, romance) e Assombro Zen (2020, poemas), entre outros títulos de prosa e poesia.

Doutor em Estudos Literários pela UFPR, é professor de História na rede pública de educação. Editor no selo de livros artesanais Olaria Cartonera, também idealizou o Lambrequim, por meio do qual, conforme já foi mencionado, lançará o seu novo trabalho.


Mapeamento poético e literário

"Às vezes, aos domingos" surgiu em julho de 2020 com a finalidade de criar palco virtual para autores paranaenses – naquele contexto a pandemia inviabilizava a realização de eventos presenciais.

Mais de 40 convidados de todas as regiões do Paraná participaram da primeira fase do projeto – o que faz de "Às vezes, aos domingos" uma ação pioneira no Estado.

Até novembro de 2021, a cada mês dois autores, ou autoras, paranaenses se entrevistavam, sem mediador(a), em encontros veiculados no Instagram.

A partir de dezembro do ano passado, os bate-papos passaram a ser transmitidos no canal do YouTube Às vezes, aos domingos, com um autor ou autora paranaense e um autor ou autora de outro Estado brasileiro.

"Isso amplia o diálogo, ultrapassando fronteiras e contempla mais vozes literárias e poéticas do Brasil, sempre com uma presença paranaense", dizem os curadores da proposta, Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos.

Soma de Ideias, Coalhada Artesanal Preciosa e Tulipas Negras apoiam a iniciativa. Mais informações em tulipasnegraseditora.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba