Leituras recentes do Marco Aurélio Cremasco

 

Antonio Cescatto e Marco Aurélio Cremasco são os convidados da décima quarta edição de "Às vezes, aos domingos". O encontro acontece em 20 de junho, a partir das 17 horas, no Instagram @antoniocescatto. Seguindo o modelo da proposta, que idealizei em parceria com o Guido Viaro, eles vão se entrevistar e ler textos autorais.

 

Durante o encontro Marco Aurélio Cremasco pode, se o Cescatto perguntar, comentar livros que ele tem lido recentemente. Para o blog Tulipas Negras, Cremasco conta que diariamente lê poemas. "Entre os livros mais recentes, destaco Cemitério da Filosofia, de Ademir Demarchi. Nesse livro, o Demarchi encontra definitivamente sua voz poética: sintética e poderosa em epigramas (ou à semelhança)".

 

Cremasco também leu alguns romances, entre os quais O estrangeiro, do Albert Camus, Eva Luna, da Isabel Allende, As cidades invisíveis, do Italo Calvino e Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo, do Luigi Ricciardi.

 

"Dentre esses, chamo a atenção para o livro do londrinense radicado em Maringá, Luigi Ricciardi. Ele ficciona a visita do escritor/romancista norte-americano John dos Passos a Maringá no auge do café. Inclusive, relata o seu encontro com uma mulher, por quem se apaixona, Maringá. Além da ficção, Ricciardi faz uma leitura cuidadosa de dos Passos, ambientando o seu romance em outras geografias. Um tipo de ficção histórica política-policial que vale a pena ser conhecida, principalmente porque nos oferece uma outra leitura (instigante) da colonização do norte do Paraná", afirma Cremasco.

 

Palco virtual para a prosa e a poesia do Paraná

Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Andréia Carvalho Gavita, Carlos Machado, Salma Ferraz, Fábio Campana (1947-2021), Jô Bibas, Luiz Felipe Leprevost, Daiana Pasquim, Jonatan Silva, João Lucas Dusi, Etel Frota, Alvaro Posselt, Francine Cruz, Alexandre Gaioto, Roberto Nicolato, Eliege Pepler, Fabiano Vianna, Marianna Camargo, Ernani Buchmann e Otto Leopoldo Winck são alguns dos autores que participaram de "Às vezes, aos domingos".

 

Soma de Ideias, Tulipas Negras e Coalhada Artesanal Preciosa são as empresas apoiadoras da iniciativa que tem a finalidade de promover palco virtual para autores paranaenses durante a pandemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba