Lição da Matéria

 

Hoje tem Lição da Matéria (Biblioteca Pública do Paraná, 2018), de Daniel Arelli:

Lição da Matéria reúne poemas, ao menos para mim, inesquecíveis desde a sua publicação, em 2018, ano em que a obra conquistou o primeiro lugar no Prêmio Paraná de Literatura, categoria Poesia – o júri daquela edição foi formado por Marília Garcia, Ricardo Silvestrin e Wilberth Salgueiro.

Os versos de Daniel Arelli irradiam amplo repertório, diálogo com presente e passado (e – por que não? – com o futuro), e, pela riqueza que possui, o conteúdo pode apontar referências ao leitor(a) curioso(a) que ainda desconhece determinadas obras, certo(a)s autore(a)s, questões interessantíssimas.

Quarta parte do livro (de um total de 6), "Oficina abstrata" contém expressivos poemas a respeito da criação artística – reproduzo a seguir o sexto texto poético de "Teoria do Rascunho":

"Um bom poema// se reconhece pelo corte do verso/ às vezes sequer é preciso ler o poema/ pelo corte do verso sabemos se é bom/ como ele corta ora uma sentença ora uma palavra/ como ele ao mesmo tempo corta/ e é aquele corte/ o poeta está portanto mais próximo/ do alfaiate/ e do açougueiro/ do que do filósofo".

Arelli demonstra saber o ponto do corte e também conhece formas fixas, mote do fragmento "4" de "Teoria do Rascunho":

"Elogio da forma fixa// Não tente encaixar o poema/ na forma/ deixe que ela escreva o poema/ observe-a de longe como a uma respeitável desconhecida/ ocupada com algum afazer exótico/ e ancestral".

O conhecimento do fazer poético de Arelli, traduzido em prática e entrelinhas, surpreende inclusive no minimalismo do fragmento inicial de "Teoria do Rascunho":

"A poesia é basicamente uma moenda// o que passar/ se passar/ torna-se poema".

Lição da Matéria é estreia de um poeta com vasta leitura, hábil em refletir e experimentar, o que qualquer um dos poemas da obra confirma, seja os já citados, e mesmo em fragmentos, no caso de "Ontologia da Composição":

"anoto ideias para o poema/ coleciono palavras aleatórias para o poema/ [...] quando dou por mim parece que o poema/ como que me permitiu/ escrevê-lo".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba