Kaki

 

Hoje tem Kaki (Blanche, 2015), do Alvaro Posselt:

Mais de uma vez diante de mudança radical no tempo, uma emissora de televisão curitibana fez reportagem sobre o assunto citando o haicai "Curitiba não nos poupa/ ontem tomei sorvete/ hoje tomo sopa".

Estampado em um muro no centro da cidade, o breve poema é do Alvaro Posselt, talentoso haicaísta curitibano.

Ele demonstra habilidade em captar uma cena e traduzi-la em poucas e precisas palavras, ou seja, é engenhoso na fabricação de haicai – e o poema da página 79 de Kaki faz ver isso: "Feito água da bica/ o instante passa adiante/ O poema fica".

Autoexplicativo, é um breve poema e ao mesmo tempo possível definição do que é um haicai: uma foto, recorte de uma cena da realidade, em que o poeta (fotógrafo) não interfere e capta o que consegue registrar daquele instante.

Posselt afirma-se haicaísta na cidade em que Helena Kolody (1912-2004) e Paulo Leminski (1944-1989), em alguma medida, fixaram o haicai (poema de origem japonesa) como tradição – dezenas (talvez centenas) de poetas praticam o haicai na capital paranaense.

O autor de Kaki dialoga com esse inestimável legado e, de certa maneira, radicaliza, uma vez que, diferentemente de Kolody e Leminski, que também experimentaram outras modalidades poéticas, Posselt é haicaísta em tempo integral ("Também tenho um tanto de poemas longos, ou nem tanto. Quem sabe um dia reúno isso num livro").

Em 5 de outubro deste ano, ao anunciar a sua estreia em uma conhecida plataforma de compartilhamento de vídeos, Posselt publicou em suas redes sociais: "Também entrei no clube/ Te convido a conhecer/ meu canal no YouTube".

Ele utiliza as redes sociais como vitrine de sua contínua produção poética. Em 10 de outubro postou: "Reunião de família/ os ponteiros se ajustam/ com o horário de Brasília". Dois dias depois, compartilhou este: "Dia da criança/ já cedo cheia de brinquedo/ toda a casa dança".

Militante do haicai, Alvaro Posselt ministra oficinas em escolas públicas e espalha os breves e certeiros poemas em formato de livro há alguns anos – Kaki, vale acrescentar, traz ilustrações de Edson Takeuti.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba