A noite está velha
Claudio desce as escadas do Bar
Bashô e, no palco, uma figura, com bigode, diz:
– Berinjelas/ voam/ pelas
janelas.
Mais de cinquenta pessoas
aplaudem. Os gritos podem ser ouvidos na rua, onde um sujeito parecido com
o Ignatius J. O'Reilly vende cachorro quente.
O concurso semanal de imitadores
do Paulo Leminski reúne dezenas de pessoas. Em algumas noites, mais de cem
lotam o espaço subterrâneo onde é possível beber vinho ou cerveja, consumir sopa e
flertar.
– Ananias/ come até mesmo/
melancias.
Palmas para a performance verbal
de um outro sujeito, com bigode, que pula do palco, pisa em cima de uma mesa e
desaparece.
Claudio pede uma Heineken, bebe
dois goles, olha ao redor e se dá conta de que no Bar Bashô todos usam bigode,
até as mulheres.
Uma mulher está com o microfone
nas mãos, mas ela não declama:
– Agora é a segunda fase. Não
basta apenas declamar. É necessário dar provas multimídias, transar duas ou
mais artes ao mesmo tempo. Let's go.
Aplausos.
A maior parte do público começa a
gritar:
– Paco, Paco, Paco.
Fãs do Leminski entram, saem de
cena, e a performance com mais duração, que parece não ter fim, é a de Paco.
Ele entra no palco gritando
nhoque, queijo, rolmops, churras, churros, alcaparras. Em uma das mãos, um
frango assado, que o artista devora em pouco mais de um minuto.
Aplausos.
Paco sorri, e as luzes mostram
que a sua barba está ensopada de gordura, além de restos de comida.
Começa a fazer polichinelos.
Aplausos. Ele para. Aplausos. Liga um aparelho de som e canta uma canção que,
avisa, ser de sua autoria, na qual também faz menção à comida. Gesticula como
se fosse um rapper. Aplausos.
Claudio está na oitava, nona Heineken
e não sabe se Paco faz menção ao Leminski ou parodia com nonsense O Artista da Fome, do Kafka.
– Se bobear, como até rolha/
misturada com kiwi/ em meio a plástico bolha. O público aplaude e Paco sai de
cena carregado.
A ficha de consumação de Claudio
tem registradas 12 Heineken's quando ele sube ao palco. Se é pelo fato de não
ter bigode ou devido a sua estreia no porão do Bar Bashô, ele não sabe o
motivo, mas há estranhamento traduzido em silêncio.
– Boa noite.
Silêncio.
– Amar-te a ti nem sei se com
carícias.
Ninguém se manifesta após Claudio
declamar a frase, título de um livro.
– Viver é prejudicial à saúde.
Silêncio.
Claudio escuta ruídos, e tem a
impressão de que alguém vaiou.
– Comendo bolacha maria no dia de
são nunca.
Após verbalizar a palavra nunca,
Claudio escuta, de fato, uma vaia.
O ruído aumenta.
Ele se retira do palco sem olhar
para trás, segue por uma das portas que dá acesso à lateral do porão, conversa
com os seguranças e, antes de sair do Bashô, se dá conta de que dezenas de
sujeitos com bigode que estavam no concurso semanal de imitadores do Paulo
Leminski agora caminham em sua direção.
Claudio se aproxima do Ignatius J. O'Reilly,
e diz:
– Acho que estou encrencado.
Ignatius J. O'Reilly,
ou o sujeito que se parece com o Ignatius J. O'Reilly, termina de mastigar um
pedaço de cachorro quente, e pergunta:
– Qual o problema?
Os cinquenta, ou mais, sujeitos
com bigode saem do Bar Bashô e um deles vê Claudio ao lado do carrinho de
cachorro quente:
– Olhe ali.
Ninguém tem certeza a respeito do
que aconteceu. A versão da dona do Bashô é diferente do que foi relatado por um
oficial da polícia. Miguel Bakun, vizinho do bar, conta que Ignatius J.
O'Reilly defendeu um sujeito sem bigode de uns cinqüenta ou mais bigodudos. “O
homem que vende cachorro quente bateu com as suas patas em alguns
frequentadores do bar, mas ninguém saiu ferido”, repete Bakun nas entrevistas.
Em meio ao confronto, Ignatius J.
O'Reilly abre uma lata de salsichas e joga o conteúdo em cima dos bigodudos.
Os frequentadores do concurso semanal de imitadores do Paulo Leminski
começam a comer as salsichas, que eles chamam de vina, mesmo as que estão no asfalto.
– Estão com os bigodes
encharcados de vina.
Quem diz a frase é Ignatius,
convidando Claudio para seguir em direção ao centro da cidade. No caminho, o
vendedor de cachorro quente afirma, mais de uma vez, para Claudio.
– Você é o verdadeiro
leminskiano. O leminskiano de verdade não imita o Leminski, não usa bigode nem
pratica trocadilhos. O leminskiano verdadeiro é o anti-Leminski.
Variações dessas frases são enunciadas por Ignatius. Após agradecer a ajuda, e a companhia, Claudio se
despede com uma frase que ele deveria ter pronunciado no porão do Bashô:
– Mano, a noite está velha.
Narrativa publicada em
meu terceiro livro de contos, 2,99
(Tulipas Negras, 2014).
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