Ópera do Tripalium

Hoje tem Ópera do Tripalium (ARS, 2022), do Paulino Júnior:

A advertência, ou condenação, bíblica, segundo a qual todos, ou quase todos, vamos comer o pão (e beber o vinho) a partir do suor de nossos rostos, é o leitmotiv da ficção do Paulino Júnior, inclusive neste recentíssimo Ópera do Tripalium

Um impacto da pandemia no confronto pela sobrevivência está recriado em “A morte do home officer”, narrativa em que um humano se assemelha a um rato:

“Luiz se levantou, coçou a bunda, foi em direção ao computador e levou uma mordida no dedo antes de jogar o hamster pela janela e entrar na gaiola.”

“A Vida de Auxiliadora” também foi ambientada durante o período recente de isolamento e restrições.

Mas nesta narrativa o protagonismo é de personagens de uma família em permanente conflito, o que desloca impasses do universo do trabalho para uma esfera secundária – um destaque do livro pela complexidade da trama.

Outro momento de excelência da obra é “A faina do lanço”, ficção que recria a pesca da tainha:

“O esforço coletivo forma dois braços compridos na labuta do arrasto. A turma do lado direito vai ao encontro com a do esquerdo, uma boa porção de gente com água até o joelho, afunilando a malha na convocação das tainhas para o cabo de guerra. Sempre há punho que afrouxa e amolece, ninguém mantém o mesmo viço. Ele sabe tanto disso quanto tem consciência do fôlego e jogo de cintura. Posiciona-se melhor nas pernas, firma a corda e grita para que puxem devagar senão arromba a rede. Seu avô já dizia que era serviço de boi de canga: força e lentidão. Orquestra, puxa, respira, segura, avança no limite dos nós dos dedos reumáticos, o suor brota na testa e o vento seca, pede calma, voltam a puxar… gritaria, assobios e olhos arregalados na comunhão do cardume de gente com a multidão de peixes…”

Tripalium, no título desta obra, é palavra latina usada para instrumento agrícola e também para objeto de tortura, e teria originado o termo trabalho – o que, pelo simbolismo, potencializa esse conjunto de 17 narrativas e também a consistente e temática obra em progresso articulada há anos com categoria por Paulino Júnior. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba