Todo maldito santo dia

 

Hoje tem Todo maldito santo dia (Nave, 2014), do Paulino Júnior:

Em "Debate sobre o cheiro do operário cupim", o odor causado pela atividade do protagonista vai provocar efeitos indesejáveis.

No conto "A mascote", a presença de um ser enigmático assombra funcionários de um hipermercado.

Já em "Maquinomem feliz", um personagem vai dar muito mais do que o suor pela e para a empresa (e para os clientes):

"Faz pouco tempo que me contou e pediu segredo sobre o progresso de implantar coisas produzidas em seu corpo na comida. Ainda que ele tivesse consciência de que as pessoas comem com tanta vontade que mal se dão conta do que estão jogando para dentro, não queria continuar correndo o risco de incorporar matérias que pudessem se prender entre os dentes do consumidor, colar na língua, ou aparecer de repente na superfície clara do pão. Além do mais, não estava sentindo tanta satisfação quanto sentiu ao integrar o próprio esperma no hambúrguer em comunhão com o queijo cheddar derretido. O que ele conseguiu com muita obstinação, passando tempo livre se masturbando e enchendo pequenos saquinhos."

Amanhã, dia 24, a partir das 17 horas, na 24.ª edição do projeto "Às vezes, aos domingos", o Paulino pode vir a explicar o motivo de sua literatura conter questões relacionadas ao universo do trabalho.

Ele e o Antonio Cescatto vão se entrevistar, sem mediador, em um encontro que será transmitido no canal do YouTube Às vezes, aos domingos.

Independentemente do depoimento do autor, é possível constatar que um dos pilares da literatura do Paulino, ao invés de elogio, é uma vaia aos efeitos nocivos do mundo laboral.

"Galinha dos ovos de ouro" apresenta um personagem sustentado pela esposa que permanece quase todo o tempo em casa cuidando do filho.

O que, também, se destaca é uma observação do narrador, ao flanar pela cidade, a respeito de trabalhadores de escritório:

"Vejo muitas mulheres sozinhas – só elas e o filho. Com certeza o cara está enfurnado em um escritório, evoluindo uma doença cardíaca."

Que o trabalho, ainda mais o sedentário, pode fazer mal, ninguém duvida, mas – enfim – este e outros temas podem ser pauta da live amanhã.

Até lá!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba