Pacto

 

Hoje tem Pacto (Edição do autor, 2021), do Roberto Nicolato:

A narrativa se estrutura a partir de fragmentos do percurso de 3 personagens, Júlio, Anna e Gabriel – e quase todo o texto de Pacto concentra-se na década de 1970, período em que eles eram universitários.

O narrador vale-se de trechos de canções de Caetano, Chico, Rita Lee e grande elenco (conteúdo transcrito e repertório da cantora Babel, personagem de Pacto), para auxiliá-lo na reconstrução do ambiente brasileiro de então, ditadura militar que seguia.

Há oralidade, gírias, em um texto livre, leve e solto no qual um dos conflitos que amalgama o trio, aos poucos, é revelado:

"Anna bebeu mais cerveja. Gostava da azaração. Ao contrário de Júlio, Gabriel era uma presença real, palpável. Carne e osso. Uma presença que não precisava decifrar. O equilíbrio, a razão da beleza antiga. Um homem a quem poderia depositar o seu destino, sem medo, ou apenas um simulacro? Era completamente diferente de Júlio."

O trio encontra possíveis refúgios, um bar e um casarão, cenários em que eles socializam e quase deixam asperezas da realidade em suspenso.

Há uma reflexão sobre o que foi ser jovem durante a ditadura na página 60 de À sombra dos viadutos em flor, obra em que o autor, Cadão Volpato, narra a sua trajetória, especialmente as conexões com música e literatura – e mesmo a respeito de outra situação, o fragmento ajuda a compreender o que representam os 3 personagens criados pelo mineiro radicado no Paraná Roberto Nicolato:

"A ditadura – e quem apoiava a ditadura – sempre estava a fim do escalpo de quem parecia diferente, mais ainda se fosse jovem, o que era sinônimo de subversão. Mesmo com os cabelos curtos."

Os jovens Júlio, Anna e Gabriel marcam um encontro no futuro, daí o título da obra, e o porvir (no livro) com uma revelação vai decepcioná-los e ao mesmo tempo pode surpreender (pela estratégia narrativa) leitoras e leitores.

Pacto foi contemplado, via Fundação Cultural de Curitiba, com recursos da Lei Aldir Blanc, e o e-book segue disponível gratuitamente na internet (digite no Google Pacto de Roberto Nicolato) – o autor também imprimiu 50 exemplares, 1 dos quais está na minha biblioteca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba

Willy Schumann lê Cápsulas, Bifurcações e Overdrive