A literatura em perigo


Hoje, na última aula da oficina de romance do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 2, o Paulo Venturelli leu, entre outros textos, um fragmento de A literatura em perigo, do Todorov.

Tivemos oito aulas, cada encontro com 4 horas de duração, sempre aos sábados, das 9h às 13h, na Casa de Leitura Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, em Curitiba.

Durante a oficina, Paulo Venturelli apresentou fundamentos teóricos e estimulou atividades práticas para a escrita de uma longa narrativa. 

A partir de agora, Venturelli e uma equipe formada pela escritora Andréia Carvalho Gavita e pelos escritores Antonio Cescatto e Roberto Nicolato vão ler os fragmentos de romances produzidos pela turma, conteúdo que será publicado em um livro impresso.

Catarinense radicado em Curitiba, Paulo Venturelli é autor de dezenas de obras, do romance Madrugada de farpas (2015) aos contos de Fantasmas de caligem (2006), incluindo a prosa poética de Bilhetes para Wallace (2017). Foi professor nos colégios Sion e Medianeira, e também lecionou no curso de Letras da UFPR, onde se aposentou em 2014.

Idealizei e sou o coordenador pedagógico de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 2, projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com produção da Máquina de Escrever e apoio da Tulipas Negras Editora. O site do ano 1 do projeto é o ampliandohorizontes.com.br. Já o endereço digital da Máquina de Escrever é o editoramaquinadeescrever.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba