A jornada de uma escritora

Daiana Pasquim afirma que antes de ser escritora, jornalista e professora, foi uma leitora de mundo: "com olhos de lince para observar cenas e fatos, e interpretar sentimentos no início da vida ainda inominados".

 

Ao estudar Paulo Freire e as teorias da comunicação, ressalta, sintetizou – em teoria – o sentimento que praticava em relação às descrições de cenas, ambientes e figurinos "que geravam em minha mente".

 

Após não pouco estudo e reflexão, diz ter aprendido a nominar estes agentes: o herói, o anti-herói – "enxergando o arco de sua jornada, que passa pelos três pontos mágicos: o começo, o meio e o fim (mesmo que não seja um fim conclusivo)".


Em parceria com Rosangela Marquezi e Letícia Lemos Gritti, organizou Conversaiando com mulheres das letras (Páginas Editora, 2020), livro de ensaios (com ilustrações de Lucas Piaceski) que reúne 32 mulheres, 18 autoras e 14 homenageadas – Daiana colabora com o ensaio: “Cores e Cantos de um vasto mundo: a literatura em Maria Valéria Rezende”.

 

Em 30 de maio, Daiana e Salma Ferraz participam da décima terceira edição de "Às vezes, aos domingos", a partir das 17 horas, no Instagram @daianapasquim. No encontro, a paranaense que vive em Pato Branco, na região Sudoeste do Estado, possivelmente vai falar sobre outras publicações e textos, inclusive estão previstas leituras de fragmentos autorais.

 

Palco virtual para a prosa e a poesia do Paraná

Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Andréia Carvalho Gavita, Carlos Machado, Etel Frota, Luiz Felipe Leprevost, Jonatan Silva, João Lucas Dusi, Jô Bibas, Alvaro Posselt, Francine Cruz, Otto Leopoldo Winck, Alexandre Gaioto, Eliege Pepler, Fabiano Vianna, Marianna Camargo, Fábio Campana, Ernani Buchmann e Roberto Nicolato são alguns dos autores que participaram de "Às vezes, aos domingos", projeto que idealizei em parceria com o Guido Viaro – também faço a assessoria de imprensa da proposta.   

 

Soma de Ideias, Tulipas Negras e Coalhada Artesanal Preciosa são as empresas apoiadoras da iniciativa que tem a finalidade de promover palco virtual para autores paranaenses durante a pandemia.

 

Mais informações no Instagram @somadeideias e em tulipasnegraseditora.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

neste interlúnio