Livro sobre o skate no Paraná será lançado durante a 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, em Curitiba



O historiador Victor Augustus Graciotto Silva autografa o seu mais recente livro, “O Skate do Paraná: cultura, identidade e patrimônio”, nesta sexta-feira, 6 de outubro, das 10h às 11 horas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. 

O evento faz parte da programação da 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A entrada é gratuita.

Após reunir centenas de pessoas no primeiro lançamento da obra, em evento realizado no final de setembro no Curitiba Skate Park, Victor Augustus Graciotto Silva promove mais uma sessão de autógrafos da obra que percorre, a partir da década de 1970, quase quatro décadas da cultura do esporte no Paraná. 

“No auge, entre 1990 e 2010, duas empresas realizavam os principais campeonatos e circuitos nacionais, investindo em pistas e patrocinavam skatistas, que despontavam nos campeonatos mundiais subindo ao pódio e conquistando títulos”, explica o autor.

Essa história, destaca Victor, estava inserida em uma ebulição musical e de moda, em que o principal público era de adolescentes e jovens que encontravam no skate uma forma de expressão. Do carrinho até as roupas produziam, e reproduziam, um comportamento e uma identidade própria. Assim surgiu um estilo de vida, o skate como um lifestyle, e Curitiba passou a ser reconhecida como a capital do skate brasileiro.

Mais de cinquenta personalidades da história do esporte foram entrevistadas – conteúdo disponível no canal do YouTube da Máquina de Escrever | Editora e Produção Cultural, empresa que editou “O Skate do Paraná: cultura, identidade e patrimônio”, obra com texto bilíngue, português e inglês, em 256 páginas no formato 21 X 29 cm, com capa dura, repleta de material iconográfico, como fotografias e recortes de jornais.

Esse projeto surgiu após Victor conversar com o seu afilhado, Matheus Reinhardt Luz, um skatista, sobre a cultura do skate em Curitiba. “Percebi que havia uma imensa lacuna e pouco material para consulta”, conta Victor.

Em 2018, apareceu o primeiro resultado da imersão de Victor Augustus Graciotto Silva no universo do esporte: “Curitown: a cultura do skate em Curitiba”, documentário e exposição, realizada no Museu Municipal de Arte, na capital paranaense.

De acordo com Victor, a cultura do skate é resiliente, diversa e se reinventa. “Desde 1972, quando tudo era desconhecido e novo, os pioneiros do skate paranaense criaram as referências. A nossa essência começou ali”, afirma o autor, para quem, o skate passou de mão em mão, evoluiu de geração para geração: “A criatividade e a liberdade movem nossa história do skate. É o que buscamos expressar neste livro”.

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Empresa incentivadora: Companhia Paranaense de Energia - COPEL

Sobre o autor:

Victor Augustus Graciotto Silva é historiador e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Em 2010, funda juntamente com sua esposa Juliana Reinhardt a Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural, e dá início a uma trajetória de pesquisa, produção e coordenação de projetos, edição e publicação sobre patrimônios culturais e históricos de Curitiba. Autor de “Idade Média: política, cultura e política” em 2011, Benzedeiras” em 2013, “Curitown: a cultura do skate de Curitiba” em 2018, “As pregações de Francisco de Assis” em 2020 e “Cervejarias de Curitiba” em 2022. Diretor, roteirista e produtor do longa-metragem "Curitown" e curador da exposição "Curitown: a cultura do skate em Curitiba", ambos em 2018. Conheça mais em editoramaquinadeescrever.com.br


SERVIÇO

Sessão de autógrafos do livro “O Skate do Paraná: cultura, identidade e patrimônio”, com Victor Augustus Graciotto Silva.

Data: 6 de outubro (sexta-feira).

Horário: Das 10h às 11 horas.

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON), na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico, em Curitiba.

O evento integra a programação da 42.ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”.

Mais informações: https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/evento/?content=476603&fbclid=IwAR0OnQxjNN89pFFdICwQrF6Y8oN9IKl0RoafAKE0Lv-DfHqkfgyuCTqZApM

Entrada gratuita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog